Vereador Rodrigo Guedes cobra do Executivo Municipal a reforma da Feira do Santo Antônio

Vereador Rodrigo Guedes cobra do Executivo Municipal a reforma da Feira do Santo Antônio

Durante o Grande Expediente desta terça-feira (08/10), o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) fez mais uma cobrança incisiva à Prefeitura de Manaus, exigindo o início imediato da reforma da Feira do Santo Antônio, que, segundo ele, encontra-se em total abandono. A feira, um importante ponto de comércio para a comunidade, tem sido alvo de constantes fiscalizações por parte do parlamentar, que denuncia as condições precárias enfrentadas pelos feirantes.

Em seu pronunciamento, Guedes convidou tanto o prefeito de Manaus quanto o secretário da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa, a visitarem o local. Ele ressaltou a necessidade urgente de que ambos vejam a realidade dos trabalhadores que atuam na feira, criticando a falta de ação do Executivo para resolver o problema.

“Os feirantes estão trabalhando em condições desumanas. É inaceitável essa situação”, destacou o vereador. “Além disso, a Prefeitura construiu boxes que parecem uma caixinha de fósforo, sem oferecer o mínimo de dignidade para os trabalhadores.”

Promessas não cumpridas

Rodrigo Guedes também relembrou que, em novembro de 2021, o ex-secretário de Abastecimento e Infraestrutura, Renato Júnior, havia prometido a reforma da feira. No entanto, a obra nunca foi iniciada. Um novo compromisso foi feito após um incêndio que destruiu parcialmente a estrutura da feira em dezembro de 2023, ocasião em que Renato Júnior, então secretário da Seminf, prometeu que as reformas começariam imediatamente e seriam concluídas em maio de 2024. No entanto, as obras ainda não começaram, frustrando os trabalhadores e a comunidade local.

Após o incêndio, a Prefeitura de Manaus construiu novos boxes para os feirantes, mas Guedes denunciou que o espaço entregue era inadequado e de baixa qualidade. Além disso, as precárias condições estruturais do local foram agravadas, com alagamentos recorrentes em dias de chuva devido a problemas no telhado.

Convocação do prefeito

Em resposta à situação, Rodrigo Guedes apresentou um requerimento de convocação para o secretário da Semacc, Wanderson Costa, e enviou um ofício convocando o prefeito David Almeida para comparecer à Feira do Santo Antônio e prestar esclarecimentos sobre a demora nas obras. O vereador reforçou a urgência de uma solução definitiva para a reforma do espaço e a melhoria das condições de trabalho dos feirantes.