
Amazonas – A procuradora de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral foi eleita corregedora-geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para o biênio 2025-2027. A escolha ocorreu nesta terça-feira (11), em votação virtual e secreta realizada pelo sistema Votus, que também definiu os novos membros do Conselho Superior do MP (CSMP).
A eleição para corregedor-geral foi realizada entre 8h e 14h, enquanto o pleito para o CSMP seguiu até as 16h. As regras foram estabelecidas pela Resolução nº 041/2024-CPJ e pelo Edital nº 001/2025/CPJ, com homologação unânime dos candidatos pelo Colégio de Procuradores de Justiça.
Experiência e desafios à frente da Corregedoria
Silvana Nobre, titular da 5ª Procuradoria de Justiça, ingressou no MPAM há 34 anos. Formada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Após a confirmação do resultado, a procuradora afirmou que assume o cargo com “honra e responsabilidade”.
“Os desafios são grandes, mas toda a luta fica mais simples quando conseguimos unir esforços ao colegiado que nos elegeu e aos membros desta instituição chamada Ministério Público”, disse.
A vitória de Silvana foi anunciada pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, que parabenizou a nova corregedora e desejou um mandato produtivo.
A posse está prevista para o dia 14 de março, em sessão ordinária.
Função da Corregedoria-Geral
A Corregedoria-Geral do MPAM integra a Administração Superior do Ministério Público. Além de fiscalizar a atuação e a conduta de promotores e procuradores de Justiça, o órgão orienta atividades institucionais, realiza inspeções e correições e acompanha o estágio probatório de novos membros.
Novos membros do Conselho Superior do MPAM
A eleição para o Conselho Superior do MPAM definiu cinco vagas: duas para representantes do Colégio de Procuradores de Justiça e três para promotores de Justiça. Além dos eleitos, o conselho conta com assentos natos para o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral.
Foram eleitos:
✅ Pelos procuradores de Justiça:
- Adelton Albuquerque Matos
- Mara Nóbia Albuquerque da Cunha
✅ Pelos promotores de Justiça:
- Elvys de Paula Freitas
- Jorge Michel Ayres Martins
- Nilda Silva de Sousa
A procuradora-geral de Justiça em substituição, Anabel Vitória Mendonça de Souza, anunciou o resultado ao lado da comissão eleitoral. A posse dos eleitos será em 10 de março.
Ouvidora-geral foi eleita por aclamação
Em sessão realizada na segunda-feira (10), o Colégio de Procuradores elegeu, por aclamação, a procuradora de Justiça Sílvia Abdala Tuma como a nova ouvidora-geral do MPAM para o biênio 2025-2027. A sessão foi presidida pela procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque.
A posse da nova ouvidora também ocorrerá no dia 14 de março.