
A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta quarta-feira (26), que mais de 60 mil imóveis na capital estarão isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2025. O número representa um aumento de mais de 70% em relação ao ano anterior, quando 30.208 propriedades foram contempladas com a isenção.
De acordo com a administração municipal, para ter direito ao benefício, o imóvel deve ser exclusivamente residencial, o contribuinte não pode possuir outra propriedade e o valor venal do imóvel não pode ultrapassar 1.000 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o equivalente a R$ 145.370 neste ano.
Além disso, um decreto publicado pelo município prorrogou por mais cinco anos a isenção do imposto para contribuintes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
Descontos e parcelamento
O decreto que regulamenta o lançamento e o recolhimento do IPTU 2025 prevê descontos de até 15% para quem optar pelo pagamento em cota única. Os abatimentos variam conforme o tipo de imóvel:
- 10% para imóveis não edificados, residenciais ou mistos;
- 15% para imóveis não residenciais.
Contribuintes de imóveis não residenciais que optarem pelo parcelamento também terão direito a um desconto de 5%.
O IPTU 2025 poderá ser pago à vista ou parcelado em até 10 vezes mensais. A cota única ou a primeira parcela deve ser quitada até 31 de março. O valor mínimo de cada parcela é de 0,5 Unidade Fiscal do Município (UFM).
IPTU Digital
Outra novidade para 2025 é a ampliação do IPTU Digital, modalidade que substitui o antigo carnê impresso. Contribuintes que aderirem ao formato digital garantem um desconto extra de 2% sobre o valor lançado do imposto.
Com a digitalização, será possível consultar valores, emitir comprovantes de pagamento e realizar a quitação diretamente pelo aplicativo Manaus Atende.