Câmara Municipal de Manaus abre trabalhos legislativos de 2025 com solenidade

Câmara Municipal de Manaus abre trabalhos legislativos de 2025 com solenidade — Foto: Reprodução/Redes Sociais

MANAUS — A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu início, nesta segunda-feira (10), ao ano legislativo de 2025 com uma cerimônia marcada pela leitura da mensagem anual do prefeito reeleito David Almeida (Avante). O evento foi conduzido pelo novo presidente da Casa, vereador David Reis (Avante), e contou com a presença dos parlamentares da 19ª Legislatura.

A solenidade reuniu autoridades como o conselheiro Érico Desterro, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM); o desembargador Cezar Bandeira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); e o vice-governador do estado, Tadeu de Souza (Avante), que representou o Governo do Amazonas.

Nova Mesa Diretora

Durante a sessão, foi apresentada a nova composição da Mesa Diretora da CMM para o biênio 2025-2026:

  • Presidente: David Reis (Avante)
  • 1º vice-presidente: Jander Lobato (PSD)
  • 2º vice-presidente: Raulzinho (MDB)
  • 3º vice-presidente: Eduardo Assis (Avante)
  • Secretário-geral: Professor Samuel (PSD)
  • 1º secretário: Everton Assis (União)
  • 2º secretário: Aldenor Lima (União)
  • 3ª secretária: Professora Jaqueline (União)
  • Corregedor: Gilmar Nascimento (Avante)
  • Ouvidor: Rosivaldo Cordovil (PSDB)

Dos nove integrantes, apenas dois faziam parte da gestão anterior: Rosivaldo Cordovil, que assumiu como ouvidor após exercer a função de corregedor, e Everton Assis, que passou de 2º vice-presidente para 1º secretário.

Metas para o novo mandato

Durante seu discurso, David Almeida fez um balanço das ações realizadas entre 2020 e 2024, destacando avanços nas áreas de saúde e educação, como a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O prefeito também anunciou metas para seu segundo mandato, incluindo a criação de 1.500 vagas anuais em creches.

Na área da saúde, Almeida afirmou que, na próxima semana, será anunciada a localização do novo Hospital Municipal Dia, além dos custos da obra. Já no setor habitacional, ele destacou a parceria com o Governo Federal para a entrega de 4.700 moradias por ano. Em maio, segundo o prefeito, serão entregues 576 unidades habitacionais, e um novo lote residencial do bairro planejado será entregue em julho.

O chefe do Executivo também abordou temas como segurança pública e mobilidade urbana. Entre as iniciativas anunciadas estão a implementação do sistema de reconhecimento facial para identificação de foragidos e a construção de viadutos, como o que ligará as avenidas do Turismo e Max Teixeira.

Aumento na tarifa de ônibus

Após a cerimônia, em entrevista coletiva, David Almeida confirmou o reajuste na tarifa do transporte público, que passará de R$ 4,50 para R$ 5. No entanto, ele não informou a data em que o novo valor entrará em vigor.