
O Amazonas registrou 502 casos confirmados de Dengue e 12 de Chikungunya entre 1º de janeiro e 6 de fevereiro deste ano, segundo dados do Informe Epidemiológico das Arboviroses no Amazonas, divulgados na quinta-feira (6). Não houve registro de novos casos confirmados para febre Oropouche e febre de Mayaro no período.
De acordo com o informe, foram notificados 1.780 casos suspeitos de arboviroses em todo o estado, sendo confirmados 502 para Dengue, 12 para Chikungunya e 2 para Zika. Os dados são provenientes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). Até o momento, não foram registrados óbitos por arboviroses em 2025.
Municípios mais afetados
A capital Manaus lidera o ranking de municípios com maior quantidade de casos notificados, somando 390 ocorrências. Em seguida, estão Envira (233), Guajará (155), Ipixuna (131), Tefé (117), Jutaí (101), Manacapuru (85), Benjamin Constant (68), Humaitá (62), Tonantins (59) e Lábrea (50).
Rede de Assistência Estadual
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) reforça que, em casos leves, os pacientes devem buscar atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS), administradas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Entre os sinais de alerta para casos mais graves de Dengue, estão alteração da pressão arterial, dor abdominal e sintomas de hemorragia, como sangramento na gengiva ou derrame ocular. Em situações mais sérias, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de emergência. Equipes da SES-AM estão capacitadas para prestar o atendimento necessário.
Prevenção é fundamental
O combate aos focos de acúmulo de água segue sendo a principal medida para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores das arboviroses. Entre as recomendações estão eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter caixas d’água bem vedadas e realizar limpeza periódica de calhas e quintais.
Para prevenção da febre Oropouche, a orientação é evitar áreas de mata e beiras de rios, principalmente entre 9h e 16h, além do uso de repelentes.
O Amazonas também está entre os estados que oferecem vacinação contra a Dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em 12 municípios.
Mais detalhes sobre o levantamento estão disponíveis no site da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas: www.fvs.am.gov.br.